Nova Paróquia Espírito Santo - Bairro Tancredo Neves / Arenoso
Beiru é a antiga denominação do bairro que está localizado entre a Engomadeira, Sussuarana, Narandiba e a Avenida Paralela. Seu nome é de origem iorubá, refere-se ao escravo africano Gbeiru, que morou na localidade no século XIX. Foi seqüestrado da terra natal sem direito a escolha. Depois de um tempo foi comprado por um membro da família dos Garcia D´Ávila e trazido para a fazenda Campo Seco, onde trabalhou muito e ganhou a confiança dos meus "donos" e com o passar do tempo ganhou a terras deles, terras estas que possibilitou juntar-se com meus irmãos de África.A história do lugar se inicia a partir da ação de Gbeiru, que criou um quilombo no local com a anuência da família que doou as terras para ele.
Num plebiscito feito em 1985, o seu nome mudou para homenagear o ex-presidente falecido Tancredo de Almeida Neves. a mudança gerou uma controvérsia entre os moradores que preferiam o topônimo anterior para o bairro. dentre suas ações culturais do bairro destacam-se a da Escola Estadual Helena Magalhães, onde acontece o Projeto Cine Escola, com oficinas de TV e dramaturgia nos fins de semana.
Atualmente, o bairro apresenta intenso comércio. O principal condomínio é chamado de Arvoredo. Há muitos locais com baixa infra-estrutura no bairro, marcado por uma grande pressão social.
O bairro Tancredo Neves pertence à Região Administrativa XII(doze),com população estimada de 180 mil habitantes, localizado na região do miolo da Cidade do Salvador-Bahia. Nessa região administrativa, encontram-se os bairros de Tancredo Neves, Sussuarana, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Engomadeira, Arraial do Retiro, Calabetão, Barreiras, Cabula VI , Arenoso (que fez parte do antigo Beiru) e o Centro Administrativo da Bahia(CAB).
Paróquia começa com: 14 Comunidades, onde uma será a Igreja Matriz, chamada de Espírito Santo. Segue os nomes do clero da Paróquia:
Pároco: Padre Danilo
Vigário: Padre Edson
Diáconos: Manoel Pedro e Miguel
Fonte: Diversas
Nenhum comentário:
Postar um comentário