Decorridos mais de trinta anos, um antigo sonho dos católicos do Recôncavo está prestes a se concretizar com a criação da diocese com sede em Cruz das Almas. Até agora, a região estava sob administração apostólica da Arquidiocese de Salvador.
Para os católicos, esta é uma reivindicação de relevância devido aos desejos de mais atenção e de contar com um bispo local, uma vez que o Recôncavo é uma região com características específicas e independentes da capital.
A nova diocese reunirá 12 paróquias, distribuídas em 10 municípios: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragojipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Saubara e Sapeaçu.
O pedido para a criação da diocese do Recôncavo foi encaminhado ao Vaticano e deverá ser promulgado ainda esse ano. Todas as cidades que compreenderão a diocese já se mobilizam na arrecadação de fundos que viabilizem a infra-estrutura necessária para sua criação.
Entre as obras previstas, estão a adaptação da futura igreja catedral, a construção da cúria, da casa que abrigará o bispo local, além do seminário e do centro pastoral. A primeira etapa da ampliação da Igreja Matriz de Cruz das Almas já foi concluída e esse mês deve ser iniciada a construção do bispado.
Importância
Para o prefeito de Cruz das Almas, a instalação da diocese do Recôncavo é significativa não só para as comunidades católicas, mas para os moradores da região, pelo reflexo que uma instituição como essa promove nas cidades.
Segundo Josefa Moreira, 67, moradora de Muritiba, a diocese do Recôncavo representa a preocupação da Igreja em atender melhor a porção do povo de Deus que vive aqui. “É um antigo sonho que finalmente será concretizado”, afirma.
A diocese contribuirá para o processo de descentralização das atividades pastorais e evangelização das pessoas que vivem na região. A padroeira da diocese do Recôncavo será Nossa Senhora do Bom Sucesso, titular da cidade de Cruz das Almas.
Para o padre Cid José, de Cachoeira, a importância da criação de uma diocese para o Recôncavo se dá pela possibilidade de uma atuação mais direcionada. “Com a nova diocese poderemos pensar num trabaho pastoral voltado para a realidade do Recôncavo”, argumenta.
Fonte: UFRB
Nenhum comentário:
Postar um comentário