Passados mais de 35 anos de caminhada, o chamado que Dom Antônio Afonso de Miranda _na época bispo de Lorena (SP) _, fez a Monsenhor Jonas em 1976, continua a ressoar ligando passado e presente, e apontando os rumos da missão evangelizadora.
A Canção Nova não nasceu de um projeto humano, mas sim, de uma iniciativa de Deus que vem socorrer as necessidades urgentes do nosso tempo. Inspirados pelo Espírito Santo, nós vivemos em função da missão de evangelizar com os recursos tecnológicos do século 21. Realizamos, apenas, o que estava guardado no coração de Deus. E continuaremos a fazê-lo de forma incansável (Monsenhor Jonas Abib).
Percorra os momentos marcantes dessa linda história de fé:
Dom Antônio Afonso de Miranda faz um chamado ao monsenhor Jonas [sacerdote na época] para que se dê uma atenção especial ao “Evangelii Nuntiandi”: Evangelização no Mundo Contemporâneo, assinado pelo Papa Paulo IV em 8 de dezembro e publicado em 21 de dezembro de 1975. O desafio era evangelizar pelos meios de comunicação. Acontece ainda nessa época o primeiro encontro na “Canção Nova, a Casa de Maria”, em Queluz (SP).
Padre Jonas oferece encontros para jovens. Acontece o que dizia o documento pontifício apresentado por Dom Antônio ao sacerdote: “Tocados pela graça, descobrem pouco a pouco o rosto de Cristo e experimentaram a necessidade de a Ele se entregar”. Luzia Santiago diz seu “sim”, durante a Festa de Cristo Rei, ao lado de outros 11 jovens.
No ano em que João Paulo II é eleito Papa, padre Jonas inicia, aos 42 anos, a Comunidade Canção Nova – no dia 2 de fevereiro, em Queluz (SP). Deus coloca forte no coração do sacerdote o capítulo 45 do “Evangelii Nuntiandi”. “Postos ao serviço do Evangelho, tais meios são suscetíveis de ampliar, quase até o infinito, o campo para poder ser ouvida a Palavra de Deus e fazer com que a Boa Nova chegue a milhões de pessoas” (EN, n.45).
Logo depois do Rebanhão, retiro aberto realizado nos dias de Carnaval, em Cruzeiro (SP), padre Jonas e seus jovens missionários começam a construção de quatro casas em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo. Como ganharam apenas uma faixa do terreno, foi feito um sobrado que servia como capela, escritório, entre outros.
Com a aquisição da Rádio Bandeirantes (AM 1020), em Cachoeira Paulista (SP), vai ao ar o “Alô, bom dia!”, o primeiro programa da Rádio Canção Nova, com padre Jonas, Luzia Santiago e Elzinha. A abrangência do sinal ainda era pequena: apenas para as cidades vizinhas a sede desta Obra de Deus.
Nascem a Fundação João Paulo II, mantedora do Sistema de Comunicação Canção Nova, e o Departamento de Audiovisuais (DAVI). O Departamento conta com uma estrutura multicanal de comercialização com iniciativas no varejo, atacado, porta-a-porta e e-commerce, contando também com uma central de atendimento telefônico.
Com a transmissão da Santa Missa para todo o Vale do Paraíba, é lançada em 8 de dezembro de 1989 a TV Canção Nova, com câmeras VHS. Também é criada a primeira Casa de Missão – a de São Gonçalo dos Campos (BA). Dois anos depois da criação da casa, morre a missionária da Comunidade Canção Nova, Izabel Cortêz, que trabalhava no local.
1993
A Rádio Canção Nova começa a operar via satélite para todo o país. É formado o primeiro grupo de discipulado em Queluz (SP). Acontece o reconhecimento diocesano dos Estatutos da Comunidade Canção Nova. Em 1995, acontecem os primeiros Acampamentos de Oração na Chácara Santa Cruz, sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP).
É lançado o primeiro portal da Canção Nova na internet (www.cancaonova.org.br). Têm início as transmissões via satélite da Rede Canção Nova de TV. Compra-se a geradora em Aracaju (SE) e lança-se o projeto “Dai-me Almas”. É aberta a primeira Casa de Missão no exterior, em Roma (Itália).
A programação da Rádio AM Canção Nova passa a ser retransmitida por meio da internet. Em Fátima (Portugal) é aberta a segunda Casa de Missão no Velho Continente. No inicio, os três missionários que trabalhavam no local faziam adorações; promoviam grupos de oração; levavam eucaristia aos doentes; e promoviam encontros de evangelização e de jovens, tanto no local como nas cidades vizinhas.
2000 e 2001
O novo port
al cancaonova.com estréia na internet. Em 2001, o portal cancaonova.com inaugura novos canais, como o Rosário Online, ampliando a interatividade com internautas católicos do mundo todo.
2002
2003
2004
A Canção Nova lança a primeira WebTV católica do mundo. É aberta a primeira Casa de Missão nos Estados Unidos. Nasce o Progen (Projeto Geração Nova). Acontece o I Hosana Brasil, evento que marca a inauguração do Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, com capacidade para 70 mil pessoas.
No sul da França, em Toulon, é inaugurada a primeira Casa de Missão no país. Nasce a Companhia de Artes Canção Nova. Em Frankfurt (Alemanha), a CN participa da Feira Internacional do Livro. Direto de Roma, padre Jonas comenta ao vivo pela TV Canção Nova a morte do saudoso Papa João Paulo II e o processo de eleição de Bento XVI.
Começa a operar a segunda geradora da CN – a Rádio América (AM 1410), de São Paulo -, ampliando a audiência da Rádio Canção Nova. A TV CN recebe o prêmio Santa Clara da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB pelo documentário Concílio Vaticano II).
Padre Jonas recebe o título de “monsenhor” do Papa Bento XVI e grava o seu primeiro DVD. A Editora CN estréia na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Em dezembro, a Canção Nova é homenageada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Durante o 4º Hosana Brasil é lançada a pedra fundamental da igreja do Pai das Misericórdias, cuja capacidade é para 10 mil pessoas.
2008
2009
2011
2014
Depois de alguns anos, com a Divina Providência, foram adquiridas mais terras e hoje o local conta com cerca de 372 mil m², onde fica o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes (para 70 mil pessoas); o Rincão do Meu Senhor (para 4 mil pessoas); e o Auditório São Paulo (para 700 pessoas). A Comunidade já gerou para a Igreja 46 Padres, hoje tem 31 seminaristas e são no total de 1320 missionários e missionárias, divididos na parte do núcleo( vida ) e segundo elo (aliança). Além de capelas; posto médico; escola; restaurante; padaria; postos bancários; lojas de artigos religiosos; pousada; área de camping e, no entorno, prédios administrativos e obras sociais.
Fonte: Canção Nova e Missionária Thais Oliveira