sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Soldados da Fé - Padres com novo ardor missionário

Em matéria de gestos, o papa Francisco tem sido absolutamente exemplar – mas o futuro da Igreja Católica não depende só dele. Está, também, nas mãos de seu exército de soldados,vejam abaixo trabalhos de evangelização de alguns Padres Mineiros que vêem dando bons frutos para a Igreja Católica:

O Padre Casamenteiro

Padre Fernando Lopes (Samuel Gê)
Padre Fernando Lopes


Quando ele assumiu o comando da Igreja de Santo Inácio de Loyola, no bairro Cidade Jardim, a tradicional paróquia vivia um momento de crise: a juventude tinha desaparecido. Em 15 anos de trabalho, o simpático padre Fernando Lopes mudou radicalmente esse quadro e conseguiu atrair jovens não só da região, mas de toda a cidade. Casar na sua igreja virou quase uma moda entre os belo-horizontinos dispostos a encarar o altar. Conseguir um horário lá para a cerimônia é tarefa quase impossível. E que pode durar, às vezes, mais de um ano. “Já pensei até em abrir horários de madrugada para tentar atender a todos”, confessa o padre, que gostou do novo papa: “Ele, ao mesmo tempo  que resgata valores do Concílio do Vaticano, tem o semblante de uma pessoa acolhedora, firme e esclarecida. O novo papado já foi tratado nos meus últimos sermões da paróquia e será novamente citado durante as próximas celebrações”.

Os sermões do holandês

Frei Cláudio van Balen (Samuel Gê)
Frei Cláudio van Balen



A dura infância vivida durante o nazismo por frei Cláudio van Balen na sua terra natal, a Holanda, talvez explique a maneira direta e corajosa de falar desse religioso que chegou a Belo Horizonte nos anos 1960. Suas homilias são acompanhadas por centenas de pessoas que, toda semana, vêm de várias partes do estado só para ouvir seus ensinamentos. Politizado, sua liderança lhe causou problemas durante a ditadura militar. Em 2010, quase acabou transferido da paróquia. Os fiéis da igreja de Nossa Senhora do Carmo se mobilizaram para impedir a transferência. “O importante é que os fiéis possam vivificar os ensinamentos da missa na sua vida diária”, ensina. Frei Cláudio gostou do novo papa: “Chega de tanta ostentação. Gostei muito da indicação porque ela significa isto: ele é um homem simples. Tenho esperanças de que seu pontificado signifique uma descentralização da Igreja. E que Roma possa estar atenta às demandas particulares de cada país. Para nossa igreja, significa um olhar maior para os mais pobres”.

A estrela do Youtube


Padre Chrystian Shankar (Gualter Naves)
Padre Chrystian Shankar



Sem sair de Divinópolis, o padre Chrystian Shankar se transformou em um dos grandes fenômenos midiáticos do último ano. A ideia de colocar sua tradicional missa da família (que no domingo é acompanhada por cerca de 12 mil pessoas) no YouTube foi de alguns dos seus jovens fiéis. A princípio, ele confessa que ficou meio desconfiado, mas depois acabou cedendo. Hoje já tem mais de 40 vídeos no Youtube. E que já foram acessados mais de 6 milhões de vezes. Em um dos vídeos do religioso do interior de Minas, ele dá dicas de como encontrar o namorado ou namorada certa – do tipo “tenha outros objetivos na vida além de procurar alguém” ou “quem não procura, não acha”. Ele gostou do novo papa. “A opção pela simplicidade e humildade do papa Francisco é fundamental para nós. Manteremos o foco firme nesses pontos”, garante.


O compositor do hino da jornada

Padre Cândido (Samuel Gê)
Padre Cândido



Muitos católicos já se acostumaram a assistir, todo sábado, ao programa Questões de Fé, na TV Horizonte, apresentado pelo padre José Cândido da Silva. O que pouca gente talvez saiba é que, além de apresentador de TV, padre Cândido é um consagrado compositor de músicas religiosas. Foi ele, por exemplo, o vencedor do concurso nacional que escolheu a canção que será cantada na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O encontro mundial de jovens católicos, que acontece em julho no Rio de Janeiro, contará com a participação do papa Francisco. Bastante centrado, padre Cândido não demonstra nenhuma vaidade de ver sua canção cantada na primeira visita internacional do novo papa. “Claro que fiquei muito feliz de ter ganhado o concurso. Mas sou, antes de tudo, um padre. E minha carreira de compositor serve apenas para levar a palavra de Cristo para mais pessoas.” Padre Cândido está feliz com a escolha do novo papa. “Foi uma excelente escolha. Depois de um papa alemão, mais intelectualizado, tímido e introspectivo, teremos agora um homem mais expansivo, latino-americano, e que  gosta de falar direto no coração das pessoas. Na minha paróquia, nada muda”, diz.

O homem do campo

Padre Geraldo Magela (Samuel Gê)
Padre Geraldo Magela



Um dos templos mais procurados pelos católicos da capital, o santuário de Santo Expedito, no bairro Álvaro Camargos, nasceu de uma promessa feita pelo agora padre Geraldo Magela a sua mãe. “Sou de uma família muito pobre e não tínhamos dinheiro para o meu seminário. Ela então fez uma promessa de que, se um dia eu me tornasse padre, ergueria um templo em homenagem a Santo Expedito”, conta, emocionado, o pároco da igreja do santo das causas urgentes. Padre Geraldo pagaria muito bem a promessa feita pela sua mãe: todo dia 19 de abril, o santuário comandado por ele recebe mais de 10 mil pessoas. Além disso, ele comanda anualmente uma missa sertaneja que acontece em junho. “Sou da roça e tenho muito orgulho disso. Nesse dia, presto homenagem ao homem do campo e fazemos uma grande festa com comidas e bebidas típicas do interior”, afirma, orgulhoso.  O papa Francisco tem a simpatia do padre Geraldo. “A própria escolha do seu nome já revela como deverá ser seu pontificado. Francisco foi o santo da reforma, de mudanças importantes dentro da Igreja. Desde sua eleição, tenho sentido os fiéis mais esperançosos e felizes.”

O religioso da padroeira

Padre Carlos Antônio da Silva (Samuel Gê)
Padre Carlos Antônio da Silva


O santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, é um dos pontos de peregrinação mais importante dos mineiros. E quem tem hoje mais de 50 anos talvez se lembre da grande festa acontecida em julho de 1960 na praça da Liberdade, quando Nossa Senhora da Piedade foi proclamada protetora de Minas. Nos últimos tempos, o santuário ganhou um importante aliado: o padre Carlos Antônio da Silva. Seu programa diário no rádio vem ajudando a aumentar ainda mais o número de fiéis que visitam o local. “A mídia é um instrumento importante na divulgação da palavra de Cristo. Mas nunca me esqueço de que o mais importante é o acolhimento. A simplicidade, que temos visto nestas primeiras semanas de papado de Francisco, me serve de inspiração. A Igreja deve estar próxima de todos”, afirma o religioso. Todos os domingos, depois da missa, ele faz questão de ir até a porta do santuário e abraçar seus fiéis. Ele confessa que o novo papa deixou-o emocionado. “Ele é um homem simples, de acolhimento e ternura. Na minha igreja, sigo este ensinamento: acolher as pessoas da melhor maneira possível.”

O padre do morro

Padre Wagner Calegário de Sousa (Cláudio Cunha)
Padre Wagner Calegário de Sousa



O jovem padre Wagner Calegário de Sousa é um bom exemplo de que a Igreja se renova de maneira forte e constante. Formado em Filosofia e Teologia na PUC Minas e cursando atualmente especialização em hermenêutica bíblica, com apenas 32 anos ele já se transformou numa importante referência na capital. E vivifica bem a nova imagem que a Igreja Católica está construindo. Homem simples, não esconde a surpresa que sentiu com a escolha do novo papa. “Como todo mundo, também fiquei muito surpreso. Surpreso e feliz”, conta, emocionado. “Ele está nos ensinando que é preciso que a gente seja aquilo que é, sem forçar nada. Sem buscar estereótipos”, afirma. “No seu chamamento Jesus Cristo procura pessoas, não atores”, diz.

Fonte: Uai.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos

WALSINGHAM - Em um acontecimento pouco comum na  Igreja  Católica, pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos....