sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Igreja Católica presente com seus voluntários na Cracolândia


Se o dependente químico aceita ajuda é levado para casa de acolhimento.
Coordenador da Pastoral dos Moradores de Rua critica trabalho da polícia.


Uma das alternativas para os dependentes químicos que aceitam ajuda para deixar a Cracolândia, no Centro de São Paulo, é a Casa de Acolhimento, da Pastoral dos Moradores de Rua, da Igreja Católica. Os voluntários apostam na amizade para tirar os usuários de drogas da rua.
Cícero José Honorato decidiu abandonar a Cracolândia há uma semana. Ele tem 25 anos e desde os 11 usava crack. Ele aceitou a ajuda e passa parte do dia limpando uma igreja em São Mateus, na Zona Leste. "É melhor, mas tem horas que bate a vontade. O que ajuda são os amigos."
Quando o dependente aceita ajuda, é levado para uma das cinco casas de acolhimento que existem na Grande São Paulo. Todas ficam longe da Cracolândia. Na Zona Leste, os usuários não tomam remédio para superar o vício e contam apenas com o carinho dos voluntários. Durante o dia, trabalham na horta e plantam a maior parte dos alimentos que consomem.
Vanderlei Dias viveu mais de 20 anos na Cracolândia e busca ajuda pela quinta vez. "Perdi família, filhos, dignidade. Hoje eu tento restaurar minha vida, procurando apoio."
O coordenador da Pastoral dos Moradores de Rua, padre Júlio Lancelotti, disse que é preciso delicadeza para lidar com pessoas tão fragilizadas e criticou o trabalho da polícia com os dependentes químicos.
“Você deliberadamente causar dor e sofrimento para alguém? Isso é tortura e é eticamente inaceitável. O que nós precisamos é ter um método de convencimento e um método de ir ao socorro da pessoa e não aquilo que nós colocamos como problema da pessoa”, diz padre Júlio.


A Polícia Militar informou, através de nota, que desconhece qualquer tipo de agressão ou abordagem truculenta por parte dos PMs em relação aos usuários de droga na região da Cracolândia. A PM pede para que a população denuncie o abuso no 190 ou no 181, caso não queira ser identificada.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos

WALSINGHAM - Em um acontecimento pouco comum na  Igreja  Católica, pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos....