sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Movimentos da Igreja Católica

Já os Movimentos 
Nascem e se formam num contexto externo à igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais/serviços ao mesmo tempo. Estão mais ligados à vida pessoal dos participantes e, em geral, têm um caráter de espiritualidade e seguem um carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro ou uma catequese. 

Seguem alguns movimentos atuantes na Igreja Católica.Vejam abaixo:
Encontro de Casais com Cristo

O QUE É O ECC?

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

Retiros Inacianos
alt

Inácio de Loyola

Até os 30 anos de idade Inácio foi um homem mundano e cheio de vaidades. O que queria era ganhar prestígio, conquistar amorosamente algumas mulheres interessantes e fazer uma boa carreira nos caminhos do poder. Seus pais, Beltrão Yañez de Oñaz e D.Marina Saenz de Licona pertenciam à pequena nobreza camponesa do País Basco. Foi o caçula dentre 13 irmãos. Todos eram católicos, mas freqüentemente não viviam a fé que professavam. Havia um divórcio sério entre fé e vida. Falavam uma coisa e facilmente faziam outra, por desgraça, bem diferente. Saiu da casa dos seus pais com 15 anos. Seus pais já tinham falecido.


Cursilhos de Cristandade do Brasil
alt

Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil

O Movimento de Cursilhos ou “a obra dos Cursilhos”, como se dizia, teve seu início no singular contexto social, econômico, político e religioso da Espanha nas décadas de 1930-1940. Coube a iniciativa à Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE) da Diocese de Palma de Maiorca (Ilha de Maiorca, Espanha), encorajada por seus assistentes eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Hervás.


Opus Dei
alt
O Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica, fundada por São Josemaria Escrivá. Sua missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias do dia-a-dia são ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhora da sociedade. O Opus Dei colabora com as igrejas locais, oferecendo meios de formação cristã (palestras, retiros, atenção sacerdotal), dirigidos a pessoas que desejam renovar sua vida espiritual e seu apostolado.


Movimento dos Focolares
Conforme relato de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, em  um refúgio anti-aéreo em Trento, 1944,  “abrimos ao acaso o Evangelho na página do Testamento de Jesus: “Pai, que todos sejam um, como eu e tu”. Aquelas palavras pareciam iluminar-se uma a uma. Aquele "todos" foi o nosso horizonte. Aquele Projeto de Unidade a razão da nossa vida.”

Comunidade Verbo de Deus
alt

1) Quem somos:

Comunidade de aliança formada por leigos católicos com a finalidade de evangelizar através da realização de Encontros.


Renovação Carismática Cristã
alt 
A Igreja, ao longo de sua história, tem presenciado o surgimento de muitos "despertares" e movimentos de “renovação”. Como observa o conceituado teólogo Heribert Mühlen, em muitos deles “irrompe assim, novamente, a vitalidade pentecostal da Igreja, e isso de um modo nunca previsto”.
O "século da Igreja", como foi muitas vezes definido o século XX, já se iniciará sob o signo de uma necessidade: o desejo da presença criadora e libertadora do Espírito.


Emaús

O que é o Emaús ?

O Emaús é um movimento da Igreja Católica para a evangelização dos jovens na faixa etária de 18 a 26 anos, aprovado e colocado nas mãos dos senhores Bispos em suas Arqui/Dioceses como instrumento da pastoral da juventude.
alt
O movimento propicia aos jovens um curso de "valores humanos e cristãos", com duração de 3 dias. O objetivo dos cursos de Emaús é formar e desenvolver líderes comunitários, para atuarem em seus ambientes e serem membros efetivos nas suas paróquias, universidades, empregos, enfim, para que sejam cristãos conscientes do seu Batismo e de sua missão como membros da Igreja.








Fonte: Para Uma Vida Melhor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos

WALSINGHAM - Em um acontecimento pouco comum na  Igreja  Católica, pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos....