sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cristofobia - Os Agentes pastorais assassinados no ano de 2012

Cidade do Vaticano (Agência Fides) – Como sempre, no final do ano, a Agência Fides publica a lista dos agentes pastorais que perderam a vida de modo violento ao longo dos últimos 12 meses. Segundo os nossos dados, foram assassinados 12 agentes pastorais em 2012, quase todos sacerdotes. Trata-se, de fato, de 10 sacerdotes, uma religiosa e uma leiga. 
Pelo quarto ano consecutivo, com um número mais elevado de agentes pastorais assassinados, consta em primeiro lugar a AMÉRICA, banhada pelo sangue de seis sacerdotes. Segue a ÁFRICA, onde foram mortos três sacerdotes e 1 leiga. Na ÁSIA, foram assassinados 1 sacerdote e uma leiga. 








PANORAMA DOS CONTINENTES

AMÉRICA   
Na América foram mortos seis sacerdotes: 2 no Brasil; 2 no México; 1 na Colômbia; 1 na Guatemala.
No Brasil foi morto na sua casa o sacerdote italiano Fidei donum Pe. Luigi Plebani. Por sua vez, Pe. Eduardo Teixeira foi assassinado na rua, durante um assalto.
No México encontraram a morte Pe. Jenaro Aviña García, assassinado em sua casa por alguns ladrões, e Pe. Teodoro Mariscal Rivas, que foi encontrado com um plástico na cabeça, com pés e mãos amarrados.
Na Colômbia foi morto durante um assalto Pe. Pablo Emilio Sanchez Albarracin.
Na Guatemala foi morto David Donis Barrera, agredido e esfaqueado depois de um acidente automobilístico.


ÁFRICA
Na África foram mortos 3  sacerdotes e 1 religiosa: 1 na R.D.Congo; 1 em Moçambique; 1 na Tanzânia; 1 em Madagascar.
Na R.D. do Congo encontraram a morte Ir. Liliane Mapalayi, da Congregação das Irmãs da Caridade de Jesus e Maria, punhalada à morte na escola em que trabalhava.
Em Moçambique foi barbaramente assassinado o Missionário da Consolata (IMC) Pe. Valentim Eduardo Camale, durante um assalto à sua missão.
Na Tanzânia morreu Pe. Anastasius Nsherenguzi, assassinado por alguns jovens na tentativa de apartar uma briga.
Em Madagascar foi morto durante um assalto o jesuíta pe. Bruno Raharison (SJ).  


ÁSIA
Na Ásia são dois os agentes pastorais mortos: 1 sacerdote e uma leiga. Morreram no Líbano e nas Filipinas.
No Líbano morreu padre Elie Gergi al-Makdessi, da Ordem Libanesa Maronita, assassinado na rua durante uma tentativa de assalto.
Nas Filipinas morreu a leiga Conchita Francisco, agente pastoral, morta a tiros por homens não identificados diante da catedral de Bongao, onde pouco antes havia conduzido a oração do Terço e tinha participado da Santa Missa. 

 Fonte: Fides.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos

WALSINGHAM - Em um acontecimento pouco comum na  Igreja  Católica, pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos....