sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Vaticano envia ajuda humanitária à Somália



Montagem sobre fotos / Rádio Vaticano
O Vaticano enviou 50 mil euros à Somália
O Pontifício Conselho Cor Unum, que coordena as iniciativas caritativas da Igreja Católica, enviou em nome do Papa uma ajuda de 50 mil euros à Somália. A soma foi entregue ao Bispo de Gibuti e Administrador Apostólico de Mogadiscio, Dom Giorgio Bertin.

De acordo com o comunicado emitido pelo Pontifício Conselho, esta é uma "pequena e primeira ajuda enviada ao país, já que Bento XVI está acompanhando de perto a grave situação que atinge milhares de pessoas".

No informativo semanal “Octava Dies”, produzido pelo Centro Televisivo Vaticano, segundo o porta-voz da Santa Sé, demonstrou sua preocupação com a seca que assola o país e provoca um dos maiores desastres humanitários de todos os tempos, de acordo com a ONU.

“Em julho de 1989, Dom Salvatore Colombo, Bispo de Mogadiscio, foi assassinado em frente à porta da catedral. Desde então, o administrador apostólico da diocese mora fora do país", conta o porta-voz da Santa Sé.

Segundo ele, em 2003, a enfermeira voluntária Annalena Tonelli também foi assassinada com tiros de fuzil na “Somalialândia”, depois foi a vez da irmã Leonella Sgorbati, morta “invocando o perdão para seus assassinos”, como recordou o Papa .

"Estes são apenas três nomes, para dizer que a Igreja Católica está presente e sofre com o povo somali, mas as vítimas inocentes já são incalculáveis", destaca padre.

Mesmo que o Papa recorde a Somália todos os anos em seu discurso aos diplomatas, existe a sensação de que a opinião pública mundial e a comunidade internacional se resignaram e abandoram à Somália a própria sorte.

"Nós também procuramos abandona-la, ou as imagens horríveis e os apelos angustiantes destes dias conseguiram reacender o nosso senso de responsabilidade e de solidariedade?”, disse o padre.


Saiba mais

A Somália está localizada na região conhecida como Chifre da Africa Oriental. Estima-se que por causa da forte estiagem, 10 milhões de pessoas necessitem de ajuda humanitária. Até o momento e cerca de 500 mil crianças sofram de má nutrição aguda. A pior situação é a da Somália, mas países vizinhos, como Djibouti, Quênia, Uganda e Etiópia, também estão sendo atingidos.

Fonte: Canção Nova 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos

WALSINGHAM - Em um acontecimento pouco comum na  Igreja  Católica, pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos....