sexta-feira, 17 de maio de 2013

Igreja Católica deixa de cobrar taxas de fiéis no Piauí


A Diocese de São Raimundo e a Paróquia de São João batista aboliram as taxas e faz opção pelo dizimo e as ofertas.
Desde de outubro de 2010 nenhum fiel da paróquia de São João Batista, aqui no município de São João do Piauí, pagará taxas á igreja. Não pagará batizados, casamentos, intenções de missas e certidões, segundo informações do padre Alaércio Carvalho.




 O padre ainda disse que “A nossa igreja será sustentada com o dizimo e as ofertas dos fiéis” .
Padre Alaércio Carvalho diz que o fiel decidido a ser dizimista deve procurar a Secretaria Paroquial, ou alguém da pastoral do dizimo, ou o plantão do dizimo na Igreja Matriz durante as celebrações, e nas comunidades devem procurar alguém da pastoral.
O Padre disse também que a paróquia fará uma celebração especial no terceiro domingo de cada mês que será denominada “O dia do dizimo“. O religioso esclareceu que 50% do dízimo fica na capela e o restante é destinado à sede, que o administra e aplica conforme a determinação do pároco e do conselho econômico.

Uma sábia decisão do Padre Alaércio Carvalho junto com a Diocese, o estado fez a sua parte em determinar que os cartórios façam o registro de nascimento grátis. Além do mais devemos, digo como católico, ter consciência que a igreja tem despesa, quando chegamos à igreja sempre vemos ela limpa, ornamentada, com ventiladores funcionando,paramentos litúrgicos,velas,lâmpadas,água para beber e outros mais, não podemos deixar de nos conscientizarmos que isso custa para a paróquia. Paróquia que também tem funcionários como secretária, cozinheiras, zeladoras e etc.

Hoje a maioria das igrejas, digo religiões, cobram, isso mesmo, cobram o seu dizimo, isso em algumas sendo obrigatório os 10%. A Igreja Católica deixa o fiel à vontade para doar como dízimo o quanto ele achar conveniente. Nada contra a metodologia de qualquer credo ou religião, nada contra a opção de cada um. Todos nós temos a opção de seguirmos a religião que acharmos melhor, além disso, o Brasil é um pais laico.

As outras dioceses e Paróquias podem tomar como exemplo essa metodologia de nos mantermos apenas com o dízimo e as ofertas e deixarmos de sermos rotulados como vendedores de sacramentos.  

Fonte: Pé de Figueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos

WALSINGHAM - Em um acontecimento pouco comum na  Igreja  Católica, pai e filho serão ordenados sacerdotes nos Estados Unidos....